Um livro, um país


Uma das formas que encontro de me aproximar um pouco de outras culturas, é a música. Estou sempre vasculhando o YouTube ou o Spotfy em busca de artistas ou bandas  de outros países.

Recentemente, me lembrei de um projeto literário que uma professora da faculdade comentou em uma aula, ao exibir um TED Talk que falava a respeito. O tal projeto se chama A Year of Reading the World , que consiste em selecionar um livro de cada país do mundo para ser lido durante um ano, com o objetivo de conhecer a produção literária daquele lugar, escritores e, por tabela, um pouco da cultura local.

Esse projeto foi idealizado e realizado com sucesso pela escritora britânica Ann Morgan, que documentou todo o processo - desde a sua motivação, como o preparo de sua lista,  as suas impressões a respeito de suas leituras, as dificuldades e as surpresas ao longo do caminho - em um blog. Finalizado o projeto, e com seu objetivo alcançado, apresentou-se no TED para inspirar outras pessoas a aderirem a ideia.

Por aqui, sei que o projeto é mais conhecido na blogsfera, principalmente a literária. E os blogs que aderem ao projeto, adaptam o título e a dinâmica às suas preferências e possibilidades. Muitos não estipulam um prazo para término, por exemplo, apenas seguem lendo.

Dessa forma, como ainda tenho alguns compromissos da faculdade durante o ano, entre outras coisas, pensei em não estipular um prazo - mas gostaria de finalizá-lo em dois anos.

Outro fator que me fez reconsiderar o prazo, foi a não tradução de todas as obras para o português. O que fará com que muitas leituras sejam feitas em inglês, e como não tenho o hábito, o processo pode ser um pouco mais lento.

Para a minha lista, considerei os 193 países reconhecidos pela ONU, e até o momento ela está preenchida até a letra E - Eritreia. O que não é um problema, pois pretendo segui-la em ordem alfabética, tendo a primeira leitura, do Afeganistão, já iniciada com a obra A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini.

Em breve disponibilizarei a minha lista completa.

O desejo de boa viagem, ou boa leitura, fica a critério de vocês!

I

Comentários

  1. Show! Gostei muito do seu texto e da ideia. Força na peruca, você consegue.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bonitinho, você comentou! Obrigada por ter lido e etc :))

    ResponderExcluir

Postar um comentário